Chi Kung para ampliar a Energia Corporal

Este é um excelente exercício introdutório para qualquer treinamento de chi kung. Sua função principal é estimular um fluxo de energia total no corpo, aumentando seu bem-estar físico, mental e espiritual.
Fique em pé, mantendo os pés paralelos mas não muito juntos e os braços soltos ao lado do corpo. Relaxe-se durante alguns segundos e, em seguida, sorria do fundo do seu coração. Não se preocupe com o modo como irá fazê-lo; apenas sorria. É muito simples. Faça com que o seu sorriso venha do fundo do coração e sinta como você está descontraído, bem-disposto e feliz.

Coloque então as mãos com os dedos quase se tocando, os braços esticados e os pulsos formando ângulo reto com eles. Você provavelmente sentirá um pouco de tensão nos pulsos e nos braços.

Com os pulsos ainda em ângulo reto e os cotovelos estendidos, leve os braços para a frente e depois para cima em um arco contínuo. Ao mesmo tempo, inspire suavemente pelo nariz. Repito, suavemente. Isto é de extrema importância: nunca, nunca force a respiração.

Enquanto inspira, visualize a energia cósmica revigorante fluindo dentro de você. A visualização deve ser feita muito suavemente. Se encontrar dificuldade na visualização, não importa, deixe-a por enquanto e apenas pense que boa energia cósmica está fluindo dentro de você e isso será suficiente.
Quando suas mãos alcançarem o ponto mais alto, pare e prenda a respiração por um ou dois segundos.

Em seguida, empurre para cima, como se estivesse empurrando o “suspendendo” o céu. Os seus braços devem estar retos e os pulsos formando um ângulo reto com eles.

Em seguinda, desça os braços pelos lados em um arco contínuo, como um pássaro batendo asas. Os braços devem estar esticaos e as mãos e antebraços devem estar no mesmo plano. Ao mesmo tempo, expire suavemente pela boca.

Enquanto solta o ar, bem devagar, visualize a energia negativa sendo expelida. Ela pode ser traduzida como dióxido de carbono, detritos tóxicos, sua doença, emoções ruins ou qualquer coisa que você não queira… Você pode, se quiser, apenas pensar em vez de visualizar.

Isto completa uma rodada de exercícios. Se você estiver fazendo apenas este exercício, repita de vinte a trinta vezes; se o estiver combinando com outros dois ou três, repita apenas cerca de dez vezes; Estes números, entretando, são apenas diretrizes, pratique tantas vezes quanto desejar.
Abaixo você pode visualizar a sequencia completa:

Adaptado do livro:
Chi Kung for Health & Vitality (Chi Kung para a Saúde a a Vitalidade), de Wonh Kiew Kit

TAGS:


23 respostas para “Chi Kung para ampliar a Energia Corporal”

  1. maritania s andrade disse:

    oi chris admiro seu trabalho e abençoo
    pq nao faz em vidios esses movimento
    vc nao pode tb da aulas de meditaçao
    trascendental gostaria muito de aprender
    mais onde moro nao tem um abraço

  2. Olá Maritania,
    em breve estaremos sim iniciando alguns cursos sobre meditação. O próprio ChiKung possui várias práticas meditativas. Quanto aos vídeos com os movimentos do ChiKung, excelente idéia. Assim que for possível, também estarei gravando em formato de vídeo. Abraços.

  3. WeargoRabobby disse:

    gracias a Dios por intiresny

  4. Jonas Campos de Carv disse:

    Cris,boa tarde obrigado por enviar este email,com está aula de chi kung,mesmo sendo apenas um exercício,é muito poderoso.Pois todos os exercícios de chi kung são poderosos.Cris uma pergunta,já pratiquei kung fu e aprendi,mas nunca mais o fiz,e dezaprendi o primeiro exercício do oito brocados,e me sentia muito energizado e forte.Aprendi que todos os chi kung devem ser praticados no mesmo horario,e que temos que tomar certaz precauções,como não tomar banho ou beber água fria pelo menos,meia hora após o exercício,isto é realmente verdade.Abraços Jonas,e desejo ser membro.

  5. Olá Jonas. O Chi Kung é um trabalho com o fluxo energético de seu corpo. Neste sentido, estas informações estão corretas pois a água pode alterar o fluxo da energia corporal que você trabalhou no exercício. Recomendo que faça o curso completo de ChiKung na Unidarma, assim terá condições de compreender tudo isto com mais profundidade. abraços

  6. Mauricio Azevedo disse:

    Olá Chris muito bom esses exercicios vou exprementar fazer.
    Sabe que eu nunca acreditei nesses tipos de exercicios mas vou tentar fazer pra ver se funciona de verdade.Muito obrigado!! por nos ensinar!!!

  7. Olá Mauricio. ChiKung não é algo para se acreditar, é algo para se praticar. Pense comigo: o que você acharia se alguém comentasse: "não acredito em natação", "não acredito em aeróbica" ou "não acredito em jogo de xadrez" ??? Estranho, não é mesmo? ChiKung é uma técnica, uma prática oriental de saúde. Não é uma religião, não é algo para se ter fé. Tem apenas que praticar e colher os resultados, ok? Abraços e obrigado por participar.

  8. Laercio disse:

    Olá! Gostei muito dos exercícios…tentarei praticá-los todos os dias. E quem sabe aprofundar no curso… Tenho rinite alérgica leve, mas que na maior parte do tempo deixa minhas narinas meio obstruidas, o que dificulta um pouco a inspiração… isso pode prejudicar os resultados? Dentre os resultados do Chi kung, posso ter menos necessidade de sono, ou seja, durmir 6h/dia em vez de 8h, sem perder o desempenho no estudo/trabalho? Muito obrigado! Um abraço.

  9. Olá Laercio,
    não prejudica os resultados porque com o ChiKung, a absorção não é de oxigênio, mas da energia vital (Chi) que envolve você e, esta energia, é absorvida por todo o corpo (e não apenas pelas narinas). Quanto ao seu sono, se isto acontecer, deve ser um processo natural (e é provavel que aconteça). Mas não force nada. Deixe que seu corpo, naturalmente, determino o ritmo das coisas. Abraços e obrigado por participar.

  10. carliudo allan leite disse:

    eu pratico artes marciais há pelo menos 15 anos, e ja pratiquei chi kun ( colarinho de ferro ) e posso atestar que chi kun realmente trabalha as energias do nosso corpo de forma bastante poderosa trazendo benefícios permanentes. exemplo: eu fazia 3 lutas de 2 minutos e ja me sentia muito cansado, depois da pratica do chi kun, posso fazer 10 lutas e me sinto preparado para mais 10. gostaria de aprender mais tecnicas. muito obrigado e que Deus vos abençõe.

  11. Olá Carliudo,
    de fato, os resultados positivos do Chi Kung são evidentes para aqueles que, como você, já praticaram e conhecem a técnica. Muito obrigado pelo depoimento. Abraços

  12. cirlene barbosa evan disse:

    Sou professora de tai chi chuan, mas tenho grande preferencia pelo chi kun, são exercícios ótimos para a saúde, gostaria de me aprofundar mais nesta especialidade. sempre quando
    praticamos tai chi chuan, pouco vemos praticando o chi chun, não entendo porque, é pouco conhecido creio, porque no curso de tai chi chuan, quase não se aprende esta forma.
    abraços

  13. jo moschin disse:

    faz uma semana q encontrei vcs.e estou muito feliz por assistir os videos tem me ajudado muito. semana q vem vou me matricular. preciso de um exercicio de rapidez.rsrs comecei a trabalhar em um restaurante mexicano na inglaterra e me deram o cargo de chef nunca tinha trabalhado de chefe de cozinha. estou contente por meu trabalho mas acho que preciso ser mais rapida. vcs tem algum exercicio pra despertar essa rapidez q tenho dentro de mim.rsrs. sempre tive o sonho de abrir um restaurante aqui na inglaterra e acho que estou no trabalho certo agora. um abraco pra vcs. jo

  14. Fico muito feliz com esta sua nova etapa de vida. Cuidar de um restaurante (principalmente a cozinha) não é uma tarefa para qualquer um. E, sim, temos uma reprogramação mental específica para seu caso: Abrindo as Portas Para Criatividade. Pode ser que ajude neste momento. Abraços

  15. Olá Cirlene, de fato, o Chi Kung está presente em várias formas, mas é difícil encontrar alguma escola que o apresente com profundidade. Lá na Unidarma nós temos um curso dedicado exclusivamente ao ChiKung, crei que você vá aproveita bastante, uma vez que já é professora de TaiChiChuan. Abraços e Sucesso para ti.

  16. Jose Machado de Lima disse:

    Saudações,
    Venho por meio deste lhe parabenniza-lo pela iniciativa brilhante na divulgação do Chi kung , pois é uma ferramenta de grande valia a todo o ser humano ,apesar de ser pouco divulgado no ocidente . Me formei no estilo Fei Hok Phai de kung fu e ministro aulas na cidade de Salto no Fuzi wushu Xue Xiao. Agradeço pela atenção disponibilizada .

  17. Olá José Machado, obrigado pelo apoio. Se você tiver um site ou blog que fale sobre o seu trabalho, me informe, para que eu possa divulgá-lo aqui entre os amigos. Abraços

  18. francisco de sousa a disse:

    muito bom esses exercicios sou instrutor de artes maciais chinesa e estou tentando melhorar mue kung fu,a partir destes exercicios posso aprimorar e aplicar melhor minhas tecnicas. vc conhece o exercicio respiração do tigre gostaria de entende-lo melhor

  19. Olá Francisco, que bom que está fazendo uso deste trabalho. A Respiração do tigre é mais acelerada, mais rápida e profunda… É utilizada especificamente para artes marciais e deve ser usada com cautela pois, seu uso inadequado pode gerar problemas nos pulmões (sangramentos). Recomendo que você a pratique somente sob a orientação de um mestre experiente nesta arte. Por esta mesma razão, eu não a ensino aqui no site (só transmito aqui conhecimentos que não geram efeitos colaterais). Grande abraço.

  20. Clécio Ribeir disse:

    Olá Chris Allmeida.
    Boa noite, sou um praticante e adoro as Artes Marciais e queria inteirar-me mais sobre Chi Kung, para apromorar os meus conhecimentos e praticar esta Arte tão antiga que aos poucos está cresendo em nosso meio, quero adquirir técnicas mais avançada nesta area para saúde, meditação e outros fins, juntamente com o seu apoio.
    Atenciosmante,
    Clécio

  21. Olá Clécio, obrigado por compartilhar. Lá na Unidarma nós temos um curso inteiro dedicado ao ChiKung. Vale a pena acessar e conhecer. Um grande abraço e parabéns pela sua jornada com as Artes Marciais.

  22. Mas que excelente qualidade achei nos posts muito bem redigidos desse blog. Sem firulas, você foi certo ao ponto e sanou todas minhas dúvidas sobre esse tópicos. Persista com o maravilhoso trabalho na redação desse blog!

  23. Olá amigo, muito obrigado pelo carinho e apreciação. Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *