Chi Kung para desenvolver Força Interior

Este exercício era utilizado pelos monges Shaolin para desenvolver as forças internas dos braços e da palma das mãos.
De acordo com as antigas tradições, é muito benéfico para pessoas que sofrem de artrite, reumatismo, problemas nos rins e dor nas costas.
Fique em pé, com os pés bem juntos. Coloque as duas mãos espalmadas, os dedos apontados para cima, na altura do peito, ao lado do corpo (figura 1).
 
 
Os cotovelos devem apontar para trás.
Respire devagar e visualize a energia cósmica (ou pense nela) fluindo para dentro de você. Devagar, empurre as duas mãos para frente. Expire e visualize sua energia vital fluindo das costas para as mãos (figura 2 e 3).
Em seguida, traga as mãos de volta à posição original, no nível do peito, inspirando ao mesmo tempo (figura 4 e 5).
Repita este procedimento de trinta a cinquenta vezes se estiver praticando apenas este exercício, ou um número de vezes adequado se o estiver combinando com outros. Durante a prática, quando sentir que a energia está fluindo através dos braços, feche os olhos e imagine uma montanha na sua frente. Enquanto empurra e expira devagar, sinta que sua energia é tão poderosa que você está empurrando a montanha. Não use força alguma, deixe seu chi fazer o trabalho.
Ao trazer as mãos de volta e inspirar, você pode escolher uma destas duas alternativas. Se gostar da montanha, pode brincar com ela, puxando-a para trás quando estiver voltando as mãos e em seguida empurrando-a para longe enquanto leva as mãos para a frente. Você também pode dar um descanso à montanha quando trouxer as mãos de volta e imaginar-se sendo abastecido com mais energia cósmica. Empurre a montanha para longe quando levar as mãos para frente. Dessa maneira, ela se afastará cada vez mais até desaparecer de vista.

Texto adaptado do livro:
Chi Kung for Health & Vitality (Chi Kung para a Saúde a a Vitalidade), de Wonh Kiew Kit

TAGS:


10 respostas para “Chi Kung para desenvolver Força Interior”

  1. ANDRÉ disse:

    BOM DIA,CHRIS !
    MEU NOME É ANDRÉ E DEVIDO À ESCLEROSE MÚLTIPLA TENHO MUITA DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO.
    GOSTARIA DE CONHECER ALGUM EXERCÍCIO BASEADO NA FILOSOFIA ORIENTAL QUE SEJA POSSÍVEL EU FAZER.
    MUITO OBRIGADO !!!

  2. Olá André,
    no seu caso, é importante sempre receber acompanhamento de um especialista para o seu caso. Porém, os exercícios de ChiKung podem ajudar enormemente pois não exigem grande esforço e sempre produzem excelentes resultados. Assista o vídeo que eu disponibilizei gratuitamente no seguinte endereço: https://chrisallmeida.com/chikung/video
    Abraços e até a próxima!

  3. Wellington Mattos disse:

    Olá, sou praticante de kung fu e já fiz um exercício parecido p/ aumentar a força muscular e vendo seu vídeo achei interessante mas fiquei com uma dúvida …
    no movimento de empurrar e puxar as mãos é usada alguma força como se realmente estivéssemos tentando empurrar uma montanha ou apenas fazemos o movimento visualizando o chi ?

  4. Olá Wellingtn, muito oportuna sua pergunta. O Chi Kung NUNCA deve usar a força. Todos os movimento são leves e suaves. Olha só, eu sugiro fortemente que voe se torne assinante da Unidarma, pois lá você encontrará o curso completo de Chi Kung e terá em detalhes, todas as questões relacionadas com a prática correta. Grande Abraço.

  5. Leda Prior disse:

    Boa noite Chris, acabei de efectuar o pagamento do curso de Chikung, espero noticias brevemente. Muito obrigado pelos artigos e videos a que tendo acessado, são fantásticos.
    Abraços grandes e muita luz

  6. Olá Leda, seja bem-vinda a Unidarma. Lembre-se: além do curso de ChiKung, você também terá acesso a todos os nossos cursos regulares, além de poder participar das aulas ao vivo. Portanto, aproveite. No prazo máximo de 12 horas um membro de nossa equipe já irá te liberar o acesso. Abraços e Bons Estudos!

  7. Luis Augusto Worm disse:

    Amigos!! Eu pratico a Arte do BOXECHINES o Tradicional e Milenar KUNG FU!!! E sei é claro BILHÕES de Técnicas Orientais!!! Mas ésta que é e esta sendo ensinada,pelo nosso querido "CHRIS ALLMEIDA,é uma Maravilha!!! Vale a pena aprender e praticar!!!! Abraços!! LUIS A "LENDA"…

  8. Olá Luis, obrigado pelo apoio ao trabalho desenvolvido neste site. E parabéns pela sua jornada no Kung Fu.

  9. Joni César disse:

    Chris…acabei de fazer o pagamento da assinatura. Mas não sei como acessar….vou receber no meu e-mail o acesso…forte abraço ao amigo. Sucesso sempre

  10. Olá Joni,
    sim, vc receberá as instruções de acesso em seu email no prazo máximo de 24 horas.
    Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *