Agir com Sabedoria

Homem tomando uma decisãoQuando Deus disse que Salomão poderia pedir o que quisesse, ele pediu sabedoria.
E isto agradou a Deus (1 Reis, capítulo 3).
Da mesma forma, na arte de viver, muito mais importante do que agir, é saber agir com sabedoria.
Todas as nossas ações, desde as mais simples até as mais articuladas produzirão resultados positivos ou negativos, dependendo de como são executadas. Razão pela qual todos nós, incluindo você e eu, devemos aprender a arte de refletir antes de decidir e agir.
Os orientais nos ensinam um conceito profundo e bonito, porém muito mal interpretado: o conceito de Karma. Ao contrário do que muitos pregam, Karma não é uma dívida que você carrega de uma vida passada. Traduzindo literalmente, Karma significa “ação”. E como aprendemos nas aulas de física, toda ação gera uma reação de igual proporção. Se soltar um copo de sua mão ele irá cair e se espatifar no chão. Da mesma forma, se você não for capaz de segurar sua própria vida…
Veja aguns exemplos desatrosos de karma:
# Uma pessoa queixa-se da sofrer com a solidão mas nunca convida seus amigos para sair.  Está sempre mau humorada ou indisposta. Isola-se em casa ou no seu quarto esperando que um dia alguém caia do céu para quebrar seu tédio. Pergunto: Quando ela irá atrair um bom relacionamento?
# Alguém está endividado e a única coisa que sabe fazer é queixar-se da má sorte e lamentar-se por não ter nascido rico. Maldiz ou inveja os que são bem-sucedidos. Desistiu de se esforçar pois “já viu que não adianta tentar mudar o rumo das coisas”. Pensa consigo mesmo “o que tiver que ser, será”. Pergunto: Quando é que a “sorte” vai mudar para esta pessoa?
# Alguém está doente e sua única ação além de reclamar de doenças e tomar os remédios recomendados pelo medico. Fora isto, não busca métodos alternativos e complementares para o cultivo de sua própria saúde. Não se importa com as porcarias que come nem com os cigarros que fuma, nem com os hábitos sedentários que cultiva. Afinal – pensa – “todo mundo vai morrer mesmo!”. Culpa o seus problemas físicos pela hereditariedade ou diz que é normal ficar doente quando se está velho. Pergunto: Quais as chances desta pessoa ter uma saúde forte e vibrante novamente?
Entenda isso: A vida é como um grande pomar. Se plantar limões não espere colher mangas ou amoras. Você sempre está colhendo aquilo que plantou, o tempo todo.
Portanto, aproveite o momento que está aqui comigo e reflita um pouco sobre como está conduzindo sua própria vida. Talvez, por causa do ritmo frenético do dia-a-dia, você esteja correndo por aí, feita uma barata tonta, de um lado para o outro, desnorteado e sem rumo. É preciso parar e buscar sabedoria interna.
Que uma sugestão?
Faça as perguntas certas e as respostas certas virão:
1) O que REALMENTE quero de minha vida? Quando acordo todas as manhãs sei exatamente o que estou buscando ser e conquistar? Ou vivo a minha vida “empurrando as coisas com a barriga”, como um andarilho perambulando sem rumo e direção?
2) Que ações venho tomando ultimamente (e que finjo não perceber) que estão prejudicando aspectos fundamentais da minha vida? Por que me recuso a lutar contra isto? Por que diabos insisto em repetir o que sei que me faz mal?
3) Se for sincero comigo mesmo(a) o que REALMENTE preciso fazer para mudar aquilo que está ruim para mim? O que me impediu até hoje de tomar estas atitudes?
Cá entre nós…  Você teria coragem de responder estas 3 perguntas acima para você mesmo(a)?
Torço para que nunca mais você se esqueça disso: a sua vida é o que você vem fazendo dela. Se pretende viver um futuro diferente daquilo que vem colhendo no presente, chegou a hora de parar, reorganizar as coisas na sua cabeça para só então prosseguir.
Sucesso e Felicidade Para Você!
Assinatura Chris Allmeida Poder Pessoal e Autoconhecimento

28 comentários

  1. Como sempre MA-RA-VI-LHO-SO e mais uma vez muito obrigada e uma semana de vitórias para nós!!!

  2. concordo com vc. para vencer temos que perder o medo de sermos derrotados

  3. ola Chris Seu artigo é uma lição de vida como voce cita se prantamos limões não vamos colher mangas.
    uma coisa que ninguem nos tira é a sabedoria, então devemos procurar,aumentar nosso conhecimento ,
    seja em marketing, ou qualquer outra hárea que possa somar.
    estou ficando fã de seus artigos ,vou continuar acompanhando, e parabéns, pretendo,apreender sempre!!
    abraço Sebastião

  4. REALMENTE…SE NÃO FORMOS SINCEROS CONOSCO MESMOS,NÃO CHEGAREMOS Á LUGAR ALGUM..!

  5. Parabéns, você esta certo temos que agir, ficar parado não nos leva a lugar algum.

  6. ÓTIMO É ASSIM QUE TENHO VIVIDO E ESTOU TENTANDO ME REORGANIZAR VALEU MESMO VC ACABOU DE CONFIRMAR Q DEUS É COMIGO E VAI ME AJUDAR

  7. Bom dia Chris! Excelente texto!!!!realmente,o duro é termos a coragem de fazermos as perguntas e principalmente "escutarmos" as respostas..rsrs…e ainda mais tomarmos as decisões necessárias…Mas quando a gente aprende…ou seja, quando perdemos a medo, fazemos as perguntas, e somos sinceros nas respostas e nas atitudes a transformação é grande e inevitável!!!Obrigada, porque você ajuda muita gente a refletir!

  8. Mais uma vez suas palavras são um bálsamo para a alma e o coração!
    Obrigada! Um abraço.

  9. Chris muito obrigado pelos seus ensinamentos. Que Deus lhe abençoe agora e sempre e que continues passando tais sabedoria para as pessoas. Essa atitude certamente ajudará as pessoas e também vc. Abs!

  10. Perfeito…..amei tudo o que escreveu…e me identifiquei muito com o texto….e já estou arrumando minha mente e minha vida para que possa ter uma vida e um futuro melhor. Abraços
    Jane

  11. Obrigada …não só gostei muito como identifiquei erros q estão me levando a certas dificuldades. Aceito toda e qualquer ajuda no sentido de encontrar a maneira correta de pensar e consequentemente de agir. aguardo.

  12. Bom dia Sr. Chris Allmeida, me chamo Rodrigo.
    Eu tinha até 2. 011, esta forma absurda de pensar e talvez por isso aceitava coisas absurdas, considero de grande valia os estudos do Sr.
    Também venho estudando isso _ que me fez interessar e encontrar o site.
    < https://chrisallmeida.com/panico/login.php >. E vídeo do You tube.
    Muito obrigado.
    Hoje está tudo bem.
    Tudo de bom.
    Rodrigo Pinho.

  13. Adorei suas dicas tenho que repensar os meus pensamentos e atitudes.obrigado

  14. Realmente Chris, precisamos parar e buscar dentro de nós a força, a inspiração e sabedoria para que façamos o que tem de ser feito, muita das vezes não sabemos o que queremos e caímos na reclamação de que a vida é monótona, vazia e sem graça. Quando não sabemos o que queremos não chegamos a lugar nenhum.
    Venho acompanhando o seu trabalho desde o ano passado quando eu era aluno da Unidarma, estou temporariamente afastado, mas ouço você todos os dias. Você é realmente uma pessoa especial, franca, transparente e muito prática. Ao longo de minha vida acumulei muitos conhecimentos e infelizmente não coloquei em prática, não saí do campo mental para a prática na vida diária, mas uma coisa eu venho observando, as suas palestras e seus artigos estão me ajudando muito nesse aspecto de vivenciar o conhecimento, suas sugestões e ferramentas realmente funcionam , a minha vida está mudando muito rápido, estou superando todos os desafios e estou conseguindo atingir os meus objetivos em todos os aspectos e criando novos objetivos e sonhos a cada dia que passa, buscando assim uma melhor qualidade de vida para mim e para todos ao meu redor. Aqui vou ficando, muita paz, saúde e prosperidade para todos nós!
    Unidarma, unidos para um mundo melhor!
    Um forte abraço.

  15. Amigo Chris, agradeço muito pelos seus ensinamentos que são riquíssimos e orientador. Grato e sucesso na sua vida profissional, social e familiar. Abs!

  16. Olá Chris, excelente artigo. Para mim a palavra karma leva o ser a pensar a que ele está condenado a ter uma existência de dor, miséria e sofrimento isto é doentio..O karma muda quando decidimos assumir responsabilidade sobre nós mesmo e sobre o que fazemos ,

  17. Parabens Chis, essa sua inteligencia é pra la de baguidá. Assuntos importantissimos para nossa vida. Depois que descobrir seu site, minha vida ta mudando a cada dia pra melhor. Quero continar aprendendo esses grandes conecimentos com voce. Abraços – Pedrinho.

  18. Fantástico! Como sempre tem acontecido depois de me tornar um aluno Unidarma, sinto-me feliz por aprender cada vez mais com um grande Mestre que é o Chris Allmeida 😀

  19. Chris, seu artigo é maravilhoso; nos faz pensar, refletir e realmente ter atitudes que nos leve à grandes transformações de vida. Obrigada que Deus lhe ilumine sempre.

  20. Chris, você é mais do que espetacular!!!
    Eu precisava ouvir “isso” hoje..
    Sou muito grata. Obrigada, obrigada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *