Autoconfiança

AutoconfiançaA autoconfiança é a base da autoestima e – consequentemente – um fator fundamental para o sucesso. Quando a pessoa confia nela mesma, ela arrisca mais, investe mais, se expõe mais. Claro que, com isto, colherá ao longo de se caminho algumas decepções e fracassos. Mas isto não é motivo para desanimar a pessoa autoconfiante. Ela utilizará o fracasso como um aprendizado, como uma experiência valiosa que mostrou o que deve ser evitado. Mesmo porque, é natural que quem tenta mais acaba errando mais.
O contrário da autoconfiança é a insegurança. Pessoas inseguras viverão sempre aquém das suas possibilidades. Além disso, sempre estarão desconfiando de tudo e de todos. Em casos extremos, a insegurança se cristaliza em desconfiança exagerada que, por sua vez, se transforma em paranóia: “tudo é uma ameaça!”; “todos estão tramando algo contra mim!”
O primeiro passo para fortalecer sua autoconfiança é estar mais à vontade para ser quem você é (claro que isto também é o princípio da autoestima elevada). Nos cursos da Unidarma eu frequentemente recomendo que o aluno façam uma lista de suas qualidades e talentos. É muito oportuno que você tenha uma lista destas sempre à mão.
Outra coisa que também ajuda é não ser tão perfeccionista ou severo consigo mesmo. Todos nós acumulamos uma história repleta de erros e acertos e está tudo bem que seja assim. Não podemos ganhar sempre. Não teremos todas as respostas, nem todas as soluções. Mas é natural que a vida seja assim. Portanto, relaxe e não leve a sua vida tão à sério. Se algo não saiu exatamente como planejou, não importa. Enquanto está vivo, você sempre tem a chance de recomeçar.
Parece paradoxal: Mas assuma que a vida é, em grande parte, incerteza. E sua autoconfiança vai aumentar. Aos poucos você vai compreendendo que quando o incerto bater na sua porta, você certamente saberá improvisar e, possivelmente, será capaz de dar uma resposta adequada a cada momento, tal como ele se apresenta.
Procure compreender o significado destas palavras:
“Na incerteza da vida eu posso avançar seguro pelo simples fato de ser quem sou”.
Veja também: Reprogramação Mental para Desenvolver a Autoconfiança
Sucesso e Felicidade Para Você!
Assinatura Chris Allmeida Poder Pessoal e Autoconhecimento

2 comentários

  1. Não tenho ainda o número de afiliado. Como adquirí-lo?

  2. OLá Iraydes, obrigado por escrever. No caso, que número é este que está se referindo? Afiliado de que empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *