Autoconfiança frente ao futuro

Constantemente recebo mensagens de colegas que sofrem por causa do passado. Traumas, decepções, traições, sofrimentos, abusos… uma lista incrível de desastres pessoais. O ponto é que todo este lixo está apenas na sua cabeça. Somente aí e em mais nenhum lugar. Isto é realmente incrível, não é mesmo?
Veja só: Alguem te sacaneou no passado. Você estava todo concentrado, sentado na sala de aula fazendo sua lição de matemática e um garotinho metido e arrogante, aparece por trás, estapeia sua cabeça e diz: “E aí seu gordo idiota”.
Aquele tabefe, aquela frase não durou mais do que 3 segundos. Mas já se passaram 30 anos e você continua com a ferida aí dentro.
Você não pode deixar mais que o seu passado venha sabotar a sua autoconfiança. O passado passou. Acabou para sempre. Por isto se chama “passado”. O passado só vai ter poder na sua história pessoal enquanto você permite que ele faça isto.
Alguns psicólogos mais ortodoxos poderão torcer o nariz ao lerem estas palavras. Afinal, isto significaria menos horas de terapia. Mas foi exatamente isto o que fiz na minha vida. E funcionou.
Nunca fui bom o suficiente com a bola. Nas aulas de educação física, era sempre o último a ser escolhido. Lembro-me de uma ocasião onde eu perguntei para um amigo: “Me diga, por favor, para que lado do campo eu devo correr?”. Parece cômico, mas eu não sabia as regras básicas do jogo como, por exemplo, para qual trave deveria chutar a bola. Claro que esta era uma preocupação desnecessária pois a bola nunca estaria nos meus pés. E se, por acaso, a bola viesse em minha direção, automaticamente teriam dois ou três gorilas em cima de mim.
Por muito tempo me achava um completo pateta. Sempre fui muito magro e, fisicamente, muito fraco. Até o dia em que cresci e disse para mim mesmo: “Dane-se. A partir de hoje não interessa mais  que pensam de mim”.
Então ingressei no mundo das artes marciais. No começo foi duro, muito duro. Sair da faixa branca para conquistar a faixa amarela foi quase um martírio. Morria de vergonha ao entrar no vestiário e colocar o colete de treino. Parecia que todos estavam caçoando de mim pelas costas… “quem é aquele magrelo que veio para treinar”. Mas daí entendi que isto era apenas parte dos resíduos tóxicos do passado que carregava na minha cabeça. E decidi enfrentar.
Hoje já estou prestes a pegar a minha faixa preta. Falta muito pouco para isto. Perto de meus 40 anos faço coisas que meu corpo que deixaria o Chris de 20 anos com inveja. Estou mais forte, mais flexível, mais seguro e confiante. E porque? Porque decidi que o passado não iria interfirir mais na minha história.
Qual é o “dane-se” que você precisa dizer hoje? Qual é o lixo mental do passado que você precisa se livrar? Pense nisso e, quando puder, me escreva. Vou adorar saber de seus desafios e suas vitórias.
Sucesso e Felicidade Para Você!

11 comentários

  1. Nossa, são varios os traumas que me acompanham: baixinha, gordinha, incapacidade, timidez…é por isso que acompanho seus comentários, busco melhorias e acredito que estou me modificando.

  2. Olá Chris boa tarde! adorei o que escreveu a muito tempo venho dando um "dane-se" para muitas críticas vou contar 3 quando criança sempre fui comparada com minhas irmãs me sentia o patinho feio por elas serem mais bonitas a família fazia questão de comparar! Até que um dia falei pra mim mesma sou mais eu e procurei me aceitar e hoje com 36 anos a Kellen de 18 deve estar orgulhosa de ver a mulher incrível que ela menosprezava! Quando me casei muitos me falarão aposto que seu casamento dura menos de 1 ano e muitos falaram que não iria aguentar viver com meu marido hoje se passaram 15 anos que me rendeu 3 lindos frutos sei que tenho muito chão pela frente. Agora fui comentar que tinha criado meu blog a única coisa que ouvi foi críticas e com quase 2 meses de blog estou chegando a 3000 visitantes mais resolvi não falar mais nada a única coisa que pretendo dizer a quem me menosprezar é não fala nada apenas OBSERVE.

  3. Seu blog está ficando ótimo e, ao fazer as postagens aqui, aproveite para colocar o link dele, assim estará fivulgando-o para os outros amigos e amigas deste site. Sucesso e Felicidade Para Você!

  4. Olá Mirna,
    Todo aquele que busca acaba encontrando. A propósito, comentei esta sua mensagem em meu podcast de hoje (11/11/2011). Abraços.

  5. Olá Chris, concordo com você em relação a remexer o passado nas psicoterapias, pois o momento de reverter isso é o AGORA e pronto. Quanto à minha infância, muito parecida com a sua, no jogo de handebol uma magrela que mal parava de pé, ou era atropelada pelas colegas maiores ou levava bolada na cabeça de me fazer cair. Levei muito tapa na cabeça, me chamavam de quero-quero, os colegas não faziam grupo comigo, chutavam minha merenda, enfim várias coisas passam pela cabeça da gente nessa hora. Sabe o que fiz com tudo isso? Usei pra "andar pra frente", vi que somente uma pessoa poderia dar basta a todas essas recordações, EU. "Arregacei as mangas" e reagi perante a vida, olhei pra frente, tracei planos de vida, corri atrás e nem deu mais tempo pra ficar me lamuriando por aí. Hoje a magrela é uma profissional liberal (Terapêuta Holística) que ama a vida, é praticamente 100% dos seus dias feliz e sempre acreditando num mundo melhor!!
    Um grande abraço, Edi Kalsing

  6. Olá Edi,
    obrigado por partilhar este episódio de sua história. Como vês, é para frente que se vai e de nada adianta ficar agarrado ou lamentando-se pelo que já se foi. Abraços, Sucesso e Felicidade Para Você!

  7. olá chris,eu também sou assim,me prendo demais no passado e por conta disso tenho dificuldade em me relacionar com as pessoas, já fui muito magoada em relacionamentos passados e por isso penso que nesse relacionamento atual vai ser do mesmo jeito.

  8. olá chris,assisti todos os seus vidéos na internet,adoro você,desde meus 20 anos sempre gostei muito de livros de auto-ajuda ,de auto- conhecimento, sempre fui muito religiosa. A religião me ajudou muito a ser forte e ter paciência com as pessoas difícieis que passaram pela minha vida.A religião espírita me ajudou a ter paciência mas me fez conformar muito com o sofrimenbto e achar que eu merecia mesmo.más agora estou fazendo afirmações positivas que eu mesma escrevi,e estou muito bem,fazendo várias vezes.gostaria de fazer seu curso de instrutor de conhecimento. muitas felicidades,muita sorte e um abraço pra você!

  9. Olá Magda, seja bem-vinda! O curso de Instrutor de Autoconhecimento te oferecerá ferramentas para aprimorar este processo de crescimento interior que você já vem fazendo.
    Grande abraço. Sucesso e Felicidade Para Você!

  10. Olá Betânia,
    Será do mesmo jeito até o momento em que você determina uma nova direção em sua vida. Estabeleça com clareza o que quer daqui para frente e fique focada nisto. Aproveite e faça o curso "Superando Seus Pontos Fracos" da Unidarma, estou certo de que vai contribuir bastante.
    Sucesso e Felicidade Para Você!

  11. CARO CHRIS,
    EM DEZEMBRO COMPLETARÁ UM ANO QUE TIVE CONTATO COM SEU SITE/BLOG. AO CONHECER SEU TRABALHO ADQUIRI 2 REPROGRAMAÇÕES MENTAIS. CONSEGUI UMA ÓTIMA RESPOSTA AOS PROBLEMAS DE BAIXA AUTO-ESTIMA E RELAÇÃO COM O DINHEIRO. CRENÇAS LIMITANTES ARRAIGADAS POR ANOS QUE CONSEGUI DISSOLVER ATRAVÉS DE SEU MAGNIFICO TRABALHO! PARABÉNS! OBRIGADA POR EXISTIR E DISPONIBILIZAR SEU CONHECIMENTO PARA AJUDAR QUEM PRECISA!
    VOU INSCREVER-ME PARA O CURSO DE INSTRUTOR DE AUTOCONHECIMENTO POIS ACREDITO QUE VAI ME ABRIR UMA NOVA PERSPECTIVA DE VIDA !CONTINUE COM MUITO EXITO EM SEUS EMPREENDIMENTOS! PAZ E LUZ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *