Agir com Sabedoria

Homem tomando uma decisãoQuando Deus disse que Salomão poderia pedir o que quisesse, ele pediu sabedoria.
E isto agradou a Deus (1 Reis, capítulo 3).
Da mesma forma, na arte de viver, muito mais importante do que agir, é saber agir com sabedoria.
Todas as nossas ações, desde as mais simples até as mais articuladas produzirão resultados positivos ou negativos, dependendo de como são executadas. Razão pela qual todos nós, incluindo você e eu, devemos aprender a arte de refletir antes de decidir e agir.
Os orientais nos ensinam um conceito profundo e bonito, porém muito mal interpretado: o conceito de Karma. Ao contrário do que muitos pregam, Karma não é uma dívida que você carrega de uma vida passada. Traduzindo literalmente, Karma significa “ação”. E como aprendemos nas aulas de física, toda ação gera uma reação de igual proporção. Se soltar um copo de sua mão ele irá cair e se espatifar no chão. Da mesma forma, se você não for capaz de segurar sua própria vida…
Veja aguns exemplos desatrosos de karma:
# Uma pessoa queixa-se da sofrer com a solidão mas nunca convida seus amigos para sair.  Está sempre mau humorada ou indisposta. Isola-se em casa ou no seu quarto esperando que um dia alguém caia do céu para quebrar seu tédio. Pergunto: Quando ela irá atrair um bom relacionamento?
# Alguém está endividado e a única coisa que sabe fazer é queixar-se da má sorte e lamentar-se por não ter nascido rico. Maldiz ou inveja os que são bem-sucedidos. Desistiu de se esforçar pois “já viu que não adianta tentar mudar o rumo das coisas”. Pensa consigo mesmo “o que tiver que ser, será”. Pergunto: Quando é que a “sorte” vai mudar para esta pessoa?
# Alguém está doente e sua única ação além de reclamar de doenças e tomar os remédios recomendados pelo medico. Fora isto, não busca métodos alternativos e complementares para o cultivo de sua própria saúde. Não se importa com as porcarias que come nem com os cigarros que fuma, nem com os hábitos sedentários que cultiva. Afinal – pensa – “todo mundo vai morrer mesmo!”. Culpa o seus problemas físicos pela hereditariedade ou diz que é normal ficar doente quando se está velho. Pergunto: Quais as chances desta pessoa ter uma saúde forte e vibrante novamente?
Entenda isso: A vida é como um grande pomar. Se plantar limões não espere colher mangas ou amoras. Você sempre está colhendo aquilo que plantou, o tempo todo.
Portanto, aproveite o momento que está aqui comigo e reflita um pouco sobre como está conduzindo sua própria vida. Talvez, por causa do ritmo frenético do dia-a-dia, você esteja correndo por aí, feita uma barata tonta, de um lado para o outro, desnorteado e sem rumo. É preciso parar e buscar sabedoria interna.
Que uma sugestão?
Faça as perguntas certas e as respostas certas virão:
1) O que REALMENTE quero de minha vida? Quando acordo todas as manhãs sei exatamente o que estou buscando ser e conquistar? Ou vivo a minha vida “empurrando as coisas com a barriga”, como um andarilho perambulando sem rumo e direção?
2) Que ações venho tomando ultimamente (e que finjo não perceber) que estão prejudicando aspectos fundamentais da minha vida? Por que me recuso a lutar contra isto? Por que diabos insisto em repetir o que sei que me faz mal?
3) Se for sincero comigo mesmo(a) o que REALMENTE preciso fazer para mudar aquilo que está ruim para mim? O que me impediu até hoje de tomar estas atitudes?
Cá entre nós…  Você teria coragem de responder estas 3 perguntas acima para você mesmo(a)?
Torço para que nunca mais você se esqueça disso: a sua vida é o que você vem fazendo dela. Se pretende viver um futuro diferente daquilo que vem colhendo no presente, chegou a hora de parar, reorganizar as coisas na sua cabeça para só então prosseguir.
Sucesso e Felicidade Para Você!
Assinatura Chris Allmeida Poder Pessoal e Autoconhecimento

Deixe uma resposta