Publicado em

Como aumentar sua autoconfiança e livrar-se de antigos medos

Recentemente um colega de Internet me escreveu pedindo algumas dicas para aumentar a autoconfiança. Bom, a falta de autoconfiança está sempre relacionada a algum ponto na sua vida onde você se sente inseguro. E, neste caso, o primeiro passo para vencer suas próprias inseguranças e reconhecer que elas existem.

Observe dentro de você mesmo:

a) O que sua mente (seus pensamentos) dizem a seu próprio respeito?

b) Você se sente desconfortável ou envergonhado com alguma parte de seu corpo ou com algum aspecto da sua personalidade?  (pode ser qualquer coisa, desde uma simples acne, ou arrependimento de ações do passado ou alguma experiência traumática e negativa)

Como se diz aqui na minha terra, “dê nome aos bois”. O primeiro passo é reconhecer tudo o que faz você se sentir indigno, envergonhado ou inferiorado. Identifique estes “fantasmas” dentro de você mesmo, dê um nome a eles. Se quiser levar o exercício a sério, escreva sobre tudo isto num papel. Depois você pode rasgar ou queimar este papel… Mas num primeiro momento, tenha a coragem de encarar de frente quais são seus medos.

Então (uma vez que você identificou qual é o seu ponto de insegurança), busque alguém para compartilhar sobre isto. Talvez um amigo de confiança, um parente… Enfim, alguém que você possa se abrir sem sentir que será julgado ou condenado. Diga para esta pessoa que você quer apenas desabafar, falar algo a respeito e que não está interessado em conselhos, nem em ser consolado. Diga que quer apenas compartilhar algo que o incomoda.

Lembre-se: Sua autoconfiança não vai surgir como mágica. Não há nenhuma solução rápida. Vá expondo ao seu colega os fatores que geram insegurança em sua vida e procure ir buscando, na medida em que se expõe, as raízes do seu problema. Concentre-se em entender qual é, afinal, o medo interno que tanto lhe aflige. Verifique se é uma emoção antiga e se este temor é realmente relevante ou ainda aplicável em sua vida hoje.

E isso não significa que você tenha que se livrar de tudo aquilo que faz com que você se sinta mal (muitas vezes, você simplesmente não pode!). Você precisa aprender a aceitar a si mesmo, seu passado, suas circunstâncias como elas são, sem necessariamente pensar neles como “ruins”.

Ao final de tudo, agradeça ao seu amigo pela possibilidade de partilhar seus medos. E, em seguida, siga em frente sua vida. De alguma forma, você perceberá que isto tudo foi muito “terapêutico” para si. Quem sabe até descubra que não há mais motivos para sentir-se inseguro com aquele ponto que tanto o assombrava.

Se precisar de um “empurrãozinho” adicional, recomendo a reprogramação mental “Desenvolvendo a Autoconfiança”. Trata-se de um programa de áudio-hipnose que atuará no fortalecimento de seus pensamentos. Ouvindo periodicamente esta reprogramação mental você se sentirá mais seguro, autoconfiante e de bem com a vida.

Clique aqui para acessar agora mesma esta Reprogramação.

Sucesso e Felicidade Para Você!

Assinatura Chris Allmeida Poder Pessoal e Autoconhecimento



Publicidade: