Publicado em

Combatendo o Mau Humor

mau humorO indivíduo bem humorado não é aquele que está o tempo todo contando piadas e sendo sarcástico com os colegas de trabalho. Não é um palhaço que faz gozação de tudo o que encontra pela frente. O bem humorado é aquele que adquiriu controle de seus próprios humores.
Você é uma pessoa bem humorada?
Esta é uma pergunta que poderá ser melhor respondida quando você for colocado à prova. Estou me referindo àquelas situações quando as coisas não saem exatamente como você planejava.
Raciocine comigo. Manter a calma, a paz de espírito e ver o lado bom da vida quando tudo vai bem é uma tarefa simples. Porém, manter esta serenidade mental quando tudo começa a dar errado, quando seus desejos são frustrados ou quando ninguém de sua casa ou trabalho dá a mínima para suas opiniões, aí são outros quinhentos…
Se você se encaixa neste último quadro, saiba que existem ainda situações piores. Pensemos naqueles que estão em constante estado de mau humor. Já acordam, como se diz na minha terra, com o “diabo no corpo”, querendo brigar com a própria sombra e criando implicações com os detalhes mais banais de sua rotina. Ou seja, cada novo dia é uma nova oportunidade de colocar para fora sua revolta contra tudo e contra todos.
Desnecessário dizer que o estado de mau humor trará prejuízos não apenas psicológicos, como também físicos.  Seu sistema imunológico se enfraquece, seu raciocínio e memória  ficam prejudicados e o risco de  doenças cardiovasculares se multiplica. Mas não é apenas o mau humorado quem sai perdendo. Todos os que estão ao seu redor acabam pagando por isto.
Alguns tentam evitar o mau humor entupindo seu cérebro com remédios psiquiátricos. Já outros, buscam ajuda em terapias e consultórios psicológicos. Porém, daquilo que sei e aprendi ao longo de minha carreira, a ação mais efetiva contra o mau humor é, nada mais, nada menos, do que a aquisição de novos hábitos.
É como uma plantação na lavoura: o agricultor precisa arar, semear, regar e cuidar constantemente. Neste sentido, recomendo um ritual diário de “bom humor”. Logo ao acordar, reserve uns 30 minutos sagrados para praticar a sua meditação pessoal. Neste tempo dedicado ao seu cultivo interno, ouça uma boa música clássica ou barroca. Depois, programe seu cérebro com mensagens positivas (talvez possa ouvir uma reprogramação mental) determinando como você viverá este novo dia. Além disso, cuide com mais atenção de sua alimentação. Substitua o tradicional café preto com pão por uma boa quantidade de frutas e adquira permanentemente o hábito de praticar uma atividade física aeróbica.
Obviamente estas são recomendações para todos, pois, aqueles que não são mau humorados, sem estas rotinas elementares de saúde, correm o risco de ser num futuro não muito distante. Então, é bom cuidar desde já.
Sucesso e Felicidade Para Você!
Assinatura Chris Allmeida Poder Pessoal e Autoconhecimento
Clique abaixo e veja também:
Reprogramação Mental Alívio do Nervosismo e Irritabilidade



Publicidade: